INGLÊS AVANÇADO: COMO SABER EM QUE NÍVEL VOCÊ ESTÁ?

YZG | Inglês

11

OUT

Saber em que nível de domínio da língua inglesa você está pode te ajudar bastante a se guiar nos estudos e seguir firme para melhorar continuamente! Pensando nisso, nós trazemos algumas definições que vão te ajudar a entender um pouco melhor em que classificação você mais se encaixa.

É importante citar que essa separação de níveis é feita com base no Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas (CEFR), um padrão internacionalmente reconhecido que fornece uma boa análise para a classificação no domínio do idioma.

Iniciante

É o nível que abrange os estudantes que estão no começo do aprendizado do idioma e possuem uma compreensão básica da língua. É dividido em duas classificações diferentes: A1 e A2, seguindo algumas características de acordo com cada fundamento:

Compreensão

A pessoa é capaz de entender palavras em contextos específicos e familiares. O vocabulário é restrito a elementos do dia a dia, como cores e nomes de animais. O estudante ainda não possui um listening apurado, tendo que ouvir as frases pausadamente para compreendê-las.

Leitura

O estudante consegue compreender textos curtos e simples, como avisos e placas. Com o avanço para o nível A2, é capaz de ler textos um pouco maiores e assimilar as ideias centrais.

Escrita

O indivíduo pode preencher sua ficha cadastral em um hotel, por exemplo. Quem está no nível A2 já se torna apto a redigir pequenos textos, principalmente focados em falar de si mesmo e de suas principais características pessoais.

Fala

A pessoa é capaz de construir frases pequenas e simples, principalmente em relação ao seu cotidiano. Ainda não é capaz de estabelecer uma conversa propriamente dita, mas consegue dizer algumas informações básicas.

Quando sou inciante?

Você é iniciante se estuda inglês há pouco tempo e seus esforços estão focados no aprendizado básico do idioma, como os nomes das cores e dos dias da semana. Você ainda não entende um discurso completo, mas consegue compreender algumas palavras aqui e ali. Para te ajudar, nós separamos alguns posts:

Inglês básico: o que é o verbo to be?

Aprenda os dias da semana em inglês

As cores em inglês

Intermediário

O estudante intermediário possui um uso independente do idioma, possuindo conhecimento suficiente para entender discursos mais complexos e estabelecer diálogos mais longos. Domina os assuntos sobre os quais detém mais familiaridade e ainda consegue entender temas pelos quais não demonstra tanto interesse no dia a dia. O nível também é classificado em duas subdivisões: B1 e B2, e o aluno se enquadra nas seguintes características:

Compreensão

Graças ao fato de possuir um vocabulário mais completo, o estudante consegue compreender discursos que fogem ao dia a dia ou aos temas principais em que possui interesse. Com o avanço para o nível B2, ele é capaz de compreender melhor as produções artísticas, como filmes e séries.

Leitura

Na primeira classificação o aluno compreende textos relacionados ao trabalho e a suas áreas de estudo, por exemplo. Com o avanço para o B2, torna-se apto a acompanhar notícias e publicações de jornais, e outros tipos de redações, desde que escritas de acordo com a norma padrão da língua.

Escrita

O estudante é capaz de escrever textos coesos e coerentes sobre um assunto que domina. Com o aprimoramento dos estudos, já se torna capaz de produzir redações maiores, apresentando uma construção de argumentos bem fundamentados para defender seus pontos de vista.

Fala

A pessoa consegue estabelecer uma conversa e dizer seus pontos de vista em relação a temas em que possui interesse. Com o avanço de classificação, consegue contar histórias e estruturar um diálogo mais formal, falando detalhadamente sobre certo assunto.

Quando sou intermediário?

Você pode ser classificado como intermediário quando há compreensão sobre o funcionamento da gramática da língua inglesa. Você consegue assistir a filmes e séries e entender a maior parte do que está sendo falado. Além disso, é capaz de conversar com nativos do inglês, seja pessoalmente, seja por mensagens de texto na internet. Veja alguns posts para quem está nesse nível:

Exercícios em inglês para nível intermediário

11 exercícios de modal verbs para testar os seus conhecimentos

Avançado

É conhecido como um utilizador proficiente do idioma, que possui um rico conhecimento em gramática, escrita e fala, tanto no que tange ao funcionamento padrão da língua quanto em relação às suas variações no dia a dia. Como os outros níveis, também é dividido em duas classificações: C1 e C2. A segunda sendo considerada uma posição de fluência. São as principais características de um falante avançado:

Compreensão

É capaz de entender discursos longos, mesmo que eles não estejam completamente coesos e bem estruturados. Na classificação C2, é capaz de compreender qualquer diálogo, inclusive com a presença de expressões idiomáticas e variações da fala comuns no inglês do dia a dia.

Leitura

O estudante avançado é capaz de compreender e distinguir os mais variados gêneros textuais. Além disso, é capaz de entender com facilidade títulos acadêmicos e que contenham palavras e termos técnicos de alguma área.

Escrita

A pessoa está apta a escrever de forma clara e estruturada, seguindo os modelos dos mais diversos gêneros de texto. Com o avanço para a classificação C2, ela se torna capaz de produzir até mesmo redações maiores, como dissertações de mestrado e livros, tudo apresentando uma escrita fluente e bem articulada.

Fala

O aluno se expressa de forma clara, fluente e ordenada. Não encontra, portanto, dificuldades para expor suas ideias. No nível fluente, é capaz de falar utilizando-se de um vocabulário rico e completo, estando capacitado a produzir reuniões e dar palestras em inglês, por exemplo.

Quando sou do nível avançado?

Você pode se considerar avançado se consegue utilizar o idioma para qualquer fim e sem apresentar nenhuma dificuldade. Geralmente envolve pessoas que já estudaram em um intercâmbio ou trabalham conversando em inglês o tempo todo.

O nível avançado está muito relacionado à fluência, apresentando uma pessoa com um rico vocabulário e uma compreensão minuciosa da gramática. O estudante em nível avançado utiliza o segundo idioma tal qual sua língua materna, com um nível de capacidade semelhante.

Para te ajudar a saber seu nível de maneira mais completa, o Yázigi possui um teste de proficiência gratuito no site! Acesse o link abaixo e faça agora mesmo!

Teste seu inglês

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning